Luis Pedro Martins
Captura-de-ecra-2023-06-23-092013

Constitui uma elevada honra para o Turismo do Porto e Norte de Portugal associar-se à organização de tão prestigiado evento – o VIII Congresso Iberoamericano de Pelóides, a decorrer em Vizela, nos próximos dias 13 a 15 de julho.

A realização deste Congresso Internacional que tem o privilégio de ser constituído por um nobre painel de experts e oradores, simboliza a importância crescente que o Turismo de Saúde e Bem Estar adquire como fator de promoção e de competitividade das regiões. Tema tão acutilante que permitirá traçar caminhos convergentes para uma visão holística em termos de estratégia devidamente consubstanciada em estudos científicos tão determinantes para situar o Termalismo no contexto geocultural em que emerge e nos desafios que a sociedade hodierna convoca.

Com efeito, a região Norte ostenta o pergaminho de se afirmar como uma das regiões com maior potencial no âmbito do produto turístico Saúde e Bem-Estar. Sendo a região do país com maior número de águas minerais naturais aptas para utilização em estabelecimentos termais, distingue-se pela qualidade e diversidade destas águas, bem como pela qualidade e preservação das envolventes naturais das estâncias termais e da riqueza do tão diferenciador património arquitetónico e cultural que lhe está associado.

Falar do produto Turístico Saúde e Bem Estar é falar de um produto que excede a simples motivação de lazer, mas que se direciona para um conjunto de motivações que impulsionam o turista para a recuperação do seu bem-estar físico e psíquico, e também para realização de tratamentos específicos e medicamente prescritos.

As Termas e os Empreendimentos Turísticos com SPA constituem uma oferta qualificada e diversificada no Porto e Norte de Portugal e afirmam-se como uma potencialidade que pretendemos maximizar nesta conjuntura que nos apresenta enormes desafios, mas também, excelentes oportunidades. Oferecem a capacidade de surpreender pela diversidade de programas e técnicas que estes espaços de relaxamento e reequilíbrio proporcionam e que vão desde os mais simples rituais da massagem geral ao envolvimento em produtos da terra, como é o caso das lamas termais (Pelóides) ou à descoberta da magia das águas salgadas do atlântico.

A realização deste Congresso Internacional inscreve-se, precisamente, nas linhas de ação que preconizamos no Plano de Ação das Termas do Porto e Norte de Portugal que desenvolvemos e apresentamos, em estreita colaboração com Associação das Termas de Portugal, postulando a relevância da aposta na inovação, investigação e desenvolvimento do Turismo de Saúde e Bem Estar com especial enfoque no termalismo.

A investigação e inovação do sector revela-se como fundamental para dar resposta às exigências e rápida evolução do mercado e da concorrência pelo que é absolutamente determinante apoiar a realização de trabalhos de investigação e de monitorização do Produto Saúde e Bem-Estar no Norte, assumindo uma crescente premência na conjuntura atual.

Felicitar o Município de Vizela pela visão estratégica e pela entusiástica e tão bem conseguida aposta no Turismo em geral, e no Termalismo em especial, como assunto de primeira grandeza. Estamos cientes que só através da consolidação de sinergias com a academia e os setores públicos e privados, poderemos qualificar uma rede de produtos turísticos comuns, como é o caso do Turismo de Saúde e Bem Estar como campo de uma profícua colaboração e de forte afirmação do mercado ibero americano, catapultando-a como referência termal de nível mundial.

 

Luís Pedro Martins

Presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal